VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MISSÕES

O 6o. CBM será em Caldas Novas-GO, de 10 a 14 de outubro de 2011. Nos reuniremos no Centro de Convenções do Hotel Thermas diRoma. Lançamos o congresso em outubro de 2010, com um ano de antecedência, pois, acreditamos que um evento desse porte necessita de muita oração e boa divulgação.
O 6o. CBM pertence a um contexto maior de despertamento missionário, retratado nesse link. Porém, o seu contexto histórico próximo, nos levou a considerar como poderemos ser relevantes à luz dos grandes desafios atuais. E assim, após oração, reflexão e muito diálogo, nos pareceu bem definir que o tema do congresso fosse: A Missão Transformadora para a Realidade Mundial.
Na sequência poderá entender melhor, verificando o programa, os temas, os sub-temas, os preletores e outros detalhes. Veja também a janela programa. Resumindo, o formato do congresso, o qual abordará o tema citado, ocorrerá nesses termos nas manhãs:
O VI Congresso é uma realização conjunta da  Associação de Missões Transculturais e Asociação dos Professores de Missões do Brasil com apoio da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial e do Comibam Internacional.
O tema: A MISSÃO TRANSFORMADORA DIANTE DA REALIDADE MUNDIAL é bastante motivador e temos certeza de que o evento será muito abençoado.

Para outras informações acesse www.congressobrasileirodemissoes.com


PROGRAMAÇÃO NO LINK: PROGRAMAÇÃO DO 6 CONGRESSO BRASILEIRO DE MISSÕES

PRELETORES NAS OFICINAS - 6CBM_2011


 
PRELETORES NAS OFICINAS



Abilene da Paz Barros Silva - Graduada em Teologia, Educação Religiosa com Música, Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Casada com o Pr. Ezequias Silva, tem duas filhas e exerce seu ministério na área da educação e com povos não alcançados na região Nordeste na MIPNA (Missão Povos Não Alcançados). É coordenadora Nacional da RMAG (Rede de Mulheres de Ação Global), Já liderou seminários de intercessão. Ministra palestra para plantadores de igreja nos treinamentos do Projeto Brasil 21, nos encontros de casais, juntamente com seu esposo e também ministra louvor.




Alcir Almeida de Souza - Mestre em missiologia e doutorando em teologia. Professor e coordenador acadêmico do Centro Evangélico de Missões (Viçosa, MG). Tem experiência com plantação de igrejas em contexto monocultural e atua há mais de quinze anos na educação teológica. Nos últimos dez anos tem trabalhado no preparo de missionários e na formação de professores de missões. 

Ana Maria de Castro Carneiro Costa, é mineira, casada com Orlando Costa. Desde 1997 é presidente da AMIDE – Associação Missionária para Difusão do Evangelho, que trabalha com povos não-alcançados na África (Guiné-Bissau): os Soninkê, os Felupe e os Kobiana; no Brasil entre os índios Tukanos, em parceria com a Missão Amém; e com novos projetos em andamento no Norte da África e Ásia. É Coordenadora sub-regional de WOGA, Mulheres de Global Action e secretáriapara assuntos internacionais da RMAG no Brasil, movimento internacional de oração e Coordenadora da Campanha Mundial de Oração no DF. Deixou seu trabalho para se dedicar à obra de Deus e O tem servido em tempo integral desafiando igrejas para adotarem povos não alcançados e aos jovens para consagrarem suas vidas para o chamado de Deus para missões mundiais.

Antonia L. Van der Meer é formada em Letras, com Mestrado em Teologia e doutorado em Missiologia pela Asia Graduate School of Theology. Serviu por 10 anos como assessora da Aliança Bíblica Universitária no Brasil. Depois serviu por 10 anos em Angola e parcialmente Moçambique, para implantar o ministério entre Universitários, além de dar aulas em Escolas Bíblicas e fazer capelania hospitalar. Há 14 anos está servindo o Centro Evangélico de Missões como Professora e agora como Coordenadora de Desenvolvimento da Escola de Missões. É uma das líderes do Departamento de Cuidado do Missionário e do Departamento de Profissionais em Missão da AMTB. Publicou vários artigos na revista Capacitando e na Ultimato, o livro Eu, um Missionário? e Missionários Feridos - como cuidar dos que servem e artigos em alguns livros da Aliança Evangélica Mundial.

Barbara Helen Burns é Coordenadora Acadêmica da Escola de Missões Transculturais da Missão Juvep em João Pessoa-PB desde 1999. Veio ao Brasil como missionária em 1969 e desde o início trabalha com a visão de despertamento e treinamento missionário transcultural. Ajudou desde o início na Missão Antioquia em 1975, o Projeto PAS em 1984 e a Missão Kairós.Trabalhou quinze anos como professora de missões na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e foi fundadora e Secretária Executiva da Associação de Professores de Missões no Brasil. Tem o mestrado em missiologia de Denver Seminary em Denver, Colorado (1967) e o doutorado em missões de Trinity Evangelical Divinity School em Chicago, Illinois (1988).

Bertil Ekstrom - Pastor batista, professor de teologia e de missões, ex-presidente da AMTB (1991-1995), ex-presidente do COMIBAM (1997-2000), coordenador do I CBM (1993) e do II CBM (1998), diretor executivo da comissão de missões da Aliança Evangélica Mundial. Casado com Alzira e pai de quatro filhos.
Bijoy Koshy é o diretor da maior região da missão Interserve (não em número de países, mas em distância geográfica), chamada “Américas e Pacífico Norte”, da qual o escritório no Brasil faz parte. Bijoy é indiano, casado com Premila e tem dois filhos jovens. Atuou como médico do Exército Indiano por 13 anos e num hospital evangélico por dois anos. Depois assumiu a liderança da Interserve na Índia por dez anos, até 2006, quando assumiu a direção regional. Sempre esteve envolvido com outras iniciativas missionárias, inclusive como presidente da Associação de Missões da Índia (equivalente à nossa AMTB - Associação de Missões Transculturais Brasileiras), provavelmente a maior associação de missões no mundo.

Carlos Alfredo de Sousa, casado, dois filhos. Secretário Geral da Missão Portas Abertas.  Graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduando em Gestão de Projetos Sociais e Graduado do Instituto Haggai Internacional. Visitou projetos da Portas Abertas Internacional no Egito, Israel, Palestina, México Índia e Bangladesh. Membro da Igreja Aliança Cristã e Missionária do Aeroporto.
Celina Rempel é casada desde 1981 com Klaus Rempel e mãe de Artur e Andressa. Pianista e Matemática, atuou como Analista de Sistemas por 5 anos. Atualmente trabalha como voluntária na Rádio Trans Mundial. É graduada em Lato Sensu (MBA) com especialização em Liderança e Administração Cristã pela na Faculdade Teológica Sul Americana e leciona "Liderança" no Instituto Betel Brasileiro em São Paulo. Desde o lançamento do Projeto Ana no Brasil (2002), Celina tem servido como locutora e produtora dos programas "Mulheres de Esperança", primeiramente ao lado de Andréa Pavel. Atualmente apresenta ao lado Susie Pek. Em 2006, foi convidada pela RTM a assumir o cargo de Coordenadora Nacional do Projeto Ana - Brasil, posto que ocupa até hoje. À convite de igrejas, viaja pelo Brasil divulgando o Projeto Ana, cuja base de sustentação é: oração, conscientização e evangelização através do rádio.

Cassiano Batista da Luz é missionário da SEPAL e membro da Igreja Batista da Borda do Campo. Trabalhou por oito anos junto ao povo indígena yanomami no extremo norte do Brasil, atualmente coordena o Departamento Digital da SEPAL e a área de comunicação do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB (DAI-AMTB). Colabora na gestão de projetos de pesquisa e mapeamento, projetos sociais e capacitação antropológica e de liderança indígena. Obteve parte de sua formação no Seminário Bíblico Palavra da Vida, Missão ALEM e Universidade Federal de Roraima. É Bacharel em Teologia com especialização em Teologia Urbana e pós-graduando em Antropologia Intercultural.
D. César graduou-se em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa e Ministério Transcultural no Centro Evangélico de Missões. Ela e o seu esposo Emmanuel, agrônomo, serviram em Moçambique e Angola, como fazedores de tendas. Retornaram ao Brasil, em Viçosa, onde têm se envolvido nos diversos ministérios locais, como Rebusca - Ação Social Evangélica Viçosense, CEM e Editora Ultimato. Eles têm três filhos jovens: Josué, Raquel (nascida em Angola) e Davi. Em 2001, D. César integrou um grupo que fundou a AFTB (Associação de Fazedores de Tendas do Brasil) e, em 2003, com a parceria entre o CEM a Interserve,  ela se tornou a atual diretora nacional.

Eduardo Pellissier é Presidente da SIM no Brasil, organização missionária presente em mais de 50 países do mundo e com mais de 1600 missionários, Diretor-Presidente da Descoberta Editora, editora dedicada a publicação de literatura missionária, Bacharel em Teologia e Especialização em Missiologia,  Pastor presbiteriano, trabalha há 20 anos com despertamento missionário  de igrejas locais, Presidente da ACESA – Associação Cristã Evangélica Sul Americana, mantenedora da FTSA - Faculdade Teológica Sul Americana. Casado com Francisca, têm três filhos: Thatiane, Marcelle e Louis Marcel.

Edward Gomes da Luz, Presidente da Missão Novas Tribos do Brasil desde 98 e membro da equipe coordenadora da NTM para a América Latina, no que diz respeito a despertamento e treinamento de candidatos para a obra missionária transcultural. Preletor e conferencista sobre a temática indígena e obra missionária em campos pioneiros. Depois de treinamento da MNTB foi enviado ao campo indígena, no norte do Pará, em julho de 1979. Participou de uma equipe de sondagem na Amazônia legal. Esta equipe fez o contato com a etnia Zoé, grupo totalmente isolado, trabalhando com eles por alguns anos, participando da análise da língua e cultura. Casado com Nancy, têm três filhos.

Estevão Ibrahim - Pastor da Igreja Evangélica Árabe Brasileira em Foz do Iguaçu, presidente executivo e fundador da Missão Evangélica Árabe do Brasil (MEAB). Graduado em letras, instrutor do curso perspectivas Brasil (www.perspectivasbrasil.com/cursos/curitiba). Professor de religião e antropologia na missão semear (www.missaosemear.org/). Diretor do centro de treinamento de evangelização de árabes e muçulmanos da tríplice fronteira (www.missao.meab.zip.net/). Atua há mais de 10 anos como missionário transcultural. Foi missionário pela Junta de Missões Mundiais da CBB no Norte da África. Atualmente faz parte da equipe da missão CCI-Brasil onde atua como consultor para o mundo muçulmano. Nos últimos anos tem viajado por vários países do Oriente Médio, Norte da África e Ásia. Casado há mais de 10 anos e pai de uma filha.

Ian e Carminha Speirs – Foram missionários durante 20 anos em Portugal, trabalhando em plantação de igreja e na evangelização de pessoas com deficiência física. Atualmente trabalham na mobilização de igrejas na área de missões. São missionários da WEC Internacional (missão AMEM/Brasil).

Irenita Monterio -  É presidente da MEFAM – Missão Evangelizadora Filantrópica de Apoio Missionário; Coordenadora para Língua Portuguesa de Globalchristians.org. Professora no Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro e Coordenadora Pedagógica do Instituto Bíblico Rev. Carlos Malafaia. Foi missionária de Asas de Socorro. Atua na Educação Teológica há 31 anos. Graduada em Educação Teológica pela Faculdade Evangélica de Teologia Seminário Unido convalidada na Escola Superior de Teologia – RS e diplomada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Tem Level Graduate in Cybermissions por Cybermission.Org. Cursou pela Universidade Corporativa da Embratel: Desenvolvimento de Competência Organizacional e Gerencial pela Harvard ManageMentor e Planejamento Estratégico de Marketing pelo IBMEC – Business School. Trabalhou 31 anos na Embratel como Product Manager na Diretoria de Marketing Estratégico e Project Manager na área de Responsabilidade Social Corporativa com projetos de inclusão.

Jarbas Ferreira da Silva é Pastor Batista, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Batista de São Paulo.  Mestre em Ensino e Comunicação Transcultural pelo Wheaton College in Wheaton, Illinois, USA.  Doutor em Ministério na área de Liderança Cristã pela Faculdade de Teologia Sul-Americana em Londrina, Paraná.  Autor de dois livros: ” Tropeços na Aça Missionária “ 21 Casos Reais, publicado pela Edições Vida Nova, São Paulo, e “ Chamado, Choque e Carisma “, pela editora Descoberta, Londrina.  Missionário por quase 10 anos em África (Moçambique, Madagascar ), onde auxiliou na fundação do Instituto Bíblico de Sofala, na cidade da Beira.  Atual Presidente da MIAF ( Missão para o Interior da África- Conselho do Brasil ), membro da Associação de Professores de Missões do Brasil-APMB, e membro da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.  Desenvolve um ministério de ensino nas áreas de Missiologia ( Teologia Bíblica de Missões/Antropologia Missionária/Missão Integral/Interculturalidade e Missões e Liderança Cristã) nas Instituições seguintes: Faculdade de Teologia Batista de São Paulo/Seminário Betel Brasileiro( S.Paulo e Santo André )/Seminário Coreano Young Sun em São Paulo/ Faculdade latino-americana de Missão Integral, em Arujá-SP ( FLAM )/ Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira ( JMM ) entre outras Instituições de ensino teológico.  Ao mesmo tempo, desenvolve um ministério como conferencista nas áreas de Missões, Batalha espiritual, Liderança e Missão Integral, em diversas denominações pelo Brasil.  Ao todo desenvolve um ministério de ensino pelos últimos  26 anos, focado especialmente na preparação de futuros líderes e pastores e na formação expandida de missionários transculturais.

João Marcos Barreto Soares é Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais (JMM), desde 2009. É casado com a psicóloga Elzi Maciel Soares e têm três filhos: João Gabriel, Rafaela e Pedro Marcos. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP), e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por Missões, pastoreou a IB de Perdizes em São Paulo até 2009, quando assumiu a JMM. Entre as metas está a descoberta de novos vocacionados e o posterior encaminhamento aos campos. “Um de nossos desafios é de aumentar o número total de missionários em 50% em três anos, na tarefa de levar o amor de Deus até os confins da Terra.

João Mordomo atua há 20 anos como missionário transcultural, tendo morado na Bélgica, nos Estados Unidos, e no Brasil, e ministrado nas áreas de evangelismo, missões e liderança em 40 países. É co-fundador da CCI-Brasil (que tem foco especial no mundo muçulmano), onde ele atua como Presidente Executivo. É professor de missiologia em várias faculdades teológicas, e co-fundador de uma consultoria de empresas de “missão empresarial”, tendo sido membro do grupo de trabalho "Business as Mission" (“missão empresarial”) do Movimento Lausanne. Serviu como pastor de igreja local durante sete anos e atualmente pastorea uma igreja em Curitiba que ele ajudou plantar. Formado em sociologia, com mestrado em teologia aplicada, atualmente está doutorando em missiologia. Autor de vários artigos e capítulos em revistas e livros, é casado com Sophia, e pai de dois filhos.

Jonas Madureira é bacharel em Teologia pelo Betel Brasileiro em São Paulo; bacharel e mestre em Filosofia pela PUC-SP; doutorando em Filosofia pela USP. Professor de Teologia Sistemática, Teologia Contemporânea e Filosofia do Betel Brasileiro, do Servo de Cristo e do Young San do Brasil. Autor do livro Filosofia do Curso Vida Nova de Teologia Básica publicado por Edições Vida Nova. Em 2005, recebeu da PUC-SP a premiação de Menção Honrosa, na área de Filosofia, pelo estudo que apresentou sobre a doutrina do conhecimento negativo de Deus em Tomás de Aquino. É editor de Edições Vida Nova.

José Alcione Pereira Pinto, formado em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro, graduado em Psicologia pela UNIPÊ, Centro Universitário de João Pessoa, pastor da igreja do Betel Brasileiro em João Pessoa/PB, ex-coordenador da AMBB - Agencia Missionária Betel Brasileiro, coordenador nacional da Superitendência Missionária Eclesial do Betel Brasileiro, coordenando e supervisionando 62 igrejas e congregações no sertão nordestino. Coordenador do PROMIBB, projeto de férias para alcançar as cidades menos evangelizadas do sertão nordestino.  Docente do Seminário Teológico do Betel Brasileiro nas áreas: Bíblica e Teológica. Casado com Suely Zacarias e pai de Samuel Lucas.

José Bernardo – Pastor, escritor e conferencista, fundou e preside a AMME Evangelizar, ministério que ajuda as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir sua tarefa de evangelizar: motivando, treinando, suprindo e apoiando. Atuou na evangelização e ministério itinerante desde a infância. Fez carreira na administração de marketing e a partir de 1994 se dedicou integralmente ao ministério pastoral. No ano 2.000 fundou a AMME e, desde então, já mobilizou, treinou, supriu e apoiou mais de 30.000 igrejas brasileiras na evangelização de mais de 90.000.000 de pessoas. A partir de 2007 começou a atuar também nos países de língua portuguesa e em regiões de grande imigração de brasileiros. Pesquisador de temas relacionados à evangelização, desenvolveu dezenas de folhetos, artigos, livros, programas de treinamento e recursos de evangelização.
treinamento e recursos de evangelização.


Josué Campanhã é diretor da Sepal Brasil. Tem formação em administração de empresas, teologia e mestrado em liderança. Atua com desenvolvimento de líderes e planejamento há 25 anos. Mais de 30.000 pessoas já participaram de seus cursos e cerca de 200.000 pessoas de suas palestras. Autor de 9 livros nas áreas de liderança, planejamento estratégico e família. Dentre os seus livros destacam-se Luz! Plano! Ação!, 50 Segredos para o Líder e Família S/A. Professor e consultor. É casado com Raquel com quem tem dois filhos jovens e reside em São Paulo.

Josué Martins dos Santos tem se dedicado à obra missionária há mais de 30 anos, nascido em Santos, Josué é diretor da Missão AVANTE, atuando junto às igrejas na questão do despertamento, preparo, envio de novos missionários e pastoreio aos missionários de Avante e cooperação com igrejas para restauração e redirecionamento de missionários ao campo. Seu foco são os Povos Não Alcançados,  plantando novas igrejas e cooperando no treinamento de nacionais em igrejas não autóctones.

Kees van der Wilden é casado com a médica Elisabeth e moram na Holanda. Kees no passado trabalhou como professor de radio-diagnostics (X-ray). Tornou-se cristão em 1978. Então, estudou teologia de missões. Kees e esposa foram missionários no Quênia de 1985 a 1991. Ali ele trabalhou com treinamento de líderes leigos. Enquanto no campo, Kees também preparou-se para atuar como piloto missionário. Ao retornar à Holanda, Kees trabalhou numa agência como de organizador de congressos missionários bi-anuais, cuja finalidade era despertar jovens para missões. Os congressos reuniram 6 mil participantes em cada edição. Então, tornou-se diretor da Aliança Missionária Evangélica Holandesa, na qual encontrm-se filiadas 70 agências missionárias. Desde de 2004, Kees trabalha como diretor associado da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial. Nesse papel, ele é membro do movimento Back to Europe: http://www.back2europe.eu

Luiz Sérgio Freitas Ribeiro,  missionário, presidente e fundador da Missão Juvep. Membro da Igreja Congregacional no Bessa, João Pessoa, PB. Nascido em Campina Grande, principal cidade do interior da Paraíba, tem raízes sertanejas. Possui formação em Missões e é graduado em Engenharia pela UFPB . Casado com Ana Tereza, pai de Daniel (18) e Isabelle (15). Presidiu o Congresso Sertanejo de Evangelização (1995) e o Congresso Nordestino de Missões (2002). Trabalha com plantio de igrejas no sertão nordestino desde 1983, é conferencista na área de missões e trabalha com preparo de novos missionários e no encorajamento e mobilização para o plantio de igrejas no sertão nordestino. Desde 2008 está desafiado pelas necessidades dos povos minoritários do nordeste (ciganos, quilombolas e indígenas) e começa a mobilizar em favor da evangelização e plantio de igrejas entre eles.

Márcia Suzuki – Presidente do Conselho Deliberativo da Ong ATINI – VOZ PELA VIDA, é etno-lingüísta e mestre em Lingüística Indígena, autora, dentre outros, do artigo Esboço Fonológico Preliminar da Língua Suruwahá e Interação entre Regras Segmentais e Prosódicas em Suruwahá, de 1995. Com cerca 30 anos de experiência nas tribos da Amazônia, fala fluentemente duas línguas indígenas:  Sateré-Mawe e Suruwahá, e trabalha em projetos de educação, saúde e desenvolvimento sustentável. Sua luta, juntamente com seu esposo Edson Suzuki, em defesa dos direitos das crianças indígenas tem despertado interesse da mídia nacional e internacional, através de artigos, entrevistas e documentários. Em 2007, Márcia representou a ATINI como delegada em uma conferência da ONU em Nova York. É autora dos Artigos “Suicídio e Contextualização na Tribo Suruwahá”, em INDÍGENAS DO BRASIL – AVALIANDO A MISSÃO DA IGREJA, organizado por Ronaldo Lidório e publicado pela Editora Ultimato, e de “Infanticídio nas Comunidades Indígenas:um desafio para a Igreja”, em MISSÕES BRASILEIRAS EM RESPOSTA AO CLAMOR DO MUNDO, organizado por Silas Tostes e publicado pela Betel Brasileiro. Edson, Márcia e filha Hakani vivem em Brasília na chácara “Casa das Nações”, da ATINI, juntamente com várias famílias de seis etnias indígenas.

Maria Luiza Targino ( Nina ), paraíbana nascida em João Pessoa, mãe de três filhos e avó de seis netos, é advogada, bacharel em Teologia e Coordenadora Nacional do Movimento de Oração Desperta Débora, que trabalha com mães intercessoras e evangelização. Dedica-se hoje à obra de Deus em tempo integral desafiando mulheres, mães, a tomarem posição em favor dos seus filhos e da juventude, porque as Déboras esperam ver milhares de jovens sendo levantados para a obra missionária em resposta as suas orações. É obreira da Mocidade para Cristo do Brasil, missão a qual o Desperta Débora está ligado e da Missão Juvep, onde serve no Departamento de Cuidado Missionário Transculturais.


Mário Igor Shimura – Casado com Sayuri Yamamoto Shimura e pai da Larissa. Fundador e coordenador da Missão Amigos dos Ciganos – MACi, um ministério específico que tem equipes em diversas regiões do Brasil. É o atual vice-representante da RENECI - Rede Nacional de Evangelização de Ciganos (www.reneci.com.br) e organizador dos Encontros Nacionais de Treinamento. Pastor e missionário batista ligado à CCI-Brasil, professor na Faculdade de Teologia Evangélica de Curitiba (FATEV). Conferencista, atua na mobilização, treinamentos, implantação de núcleos de trabalho com ciganos e produção de materiais específicos. Trabalhou durante três anos na evangelização de muçulmanos brasileiros e estrangeiros em Curitiba, Paraná (1999-2002). Coordenou o Ministério de Evangelização Transcultural da JUBACAP (2001/02). É Bacharel em Teologia (FTSA), Especialista em Liderança e Pastoreio (FTBP) e Pós-graduado em Missão Urbana (FTSA).

Margaretha Nalina Adiwardana, nasceu na Indonésia de ascendência chinesa, naturalizada brasileira. Estudou Literatura Inglesa na Universidade Indonésia. Trabalhou 20 anos como tradutora e secretária executiva da presidência da Philips do Brasil. Se formou em Bacharel em Teologia com concentração em Missiologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e Mestrado em Ciências Cristãs no Discipleship Training Centre em Singapura, doutoranda na Asian Theological Seminary em Manila, Filipinas. Fundou e pastoreou por 7 anos a Igreja Cristã Injili de língua Indonésia em Mogi das Cruzes, foi Vice-presidente e Secretária Geral da APMB – Associação de Professores de Missões no Brasil de 1992 a 2002; Professora de Missiologia de matérias transculturais em diversos seminários, agências missionárias e centro de treinamento missionário desde 1991. Presidente fundadora da AME – Associação Missão Esperança de missão integral em Timor Leste e Sudeste da Ásia; Membro da Missions Commission da WEA – World Evangelical Alliance; Missionária Associada da IEM – Indian Evangelical Mission, Coordenadora e fundadora da Rede SOS Global.


Nivaldo Góis é Pastor Auxiliar da IPI Liberdade. Em 2006 criou e dirige o Instituto PAQTO, que tem como propósito assessorar as igrejas na área de missões, estando assessorando atualmente 11 igrejas de várias denominações. Além da assessoria tem atuado no apoio a missionários e projetos missionários. Lançou o Projeto "Prata da Casa" que tem o propósito de apoiar missionários autóctones. Tem organizado vários eventos sempre voltados para o despertamento da Igreja para sua pratica missionária. É casado com Cilene e têm 3 filhos. Instituto@paqto.com

Paulo Bottrel – Pastor de Missões da Igreja Batista Central de Belo Horizonte, MG, desde 2005. Bacharel em Teologia com ênfase em Missões, pelo SBPV – Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia, SP, em 1987. Bacharel em Letras-Tradução (Inglês), pela UnB – Universidade de Brasília, DF, em 2003. Trabalhou por 14 anos como missionário da JMN da CBB – Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, de 1991 a 2005, atuando em quatro ministérios distintos nesse período: 1) missionário junto ao Povo Indígena Karitiana, em Rondônia, por 5 meses; 2) coordenador de um projeto com meninos e meninas de rua, em Belo Horizonte, por um ano; 3) professor de fonética e fonologia no CLM da ALEM – Curso de Linguística e Missiologia da Associação Linguística Evangélica Missionária, em Brasília, por 12 anos; e 4) pesquisador do Banco de Dados do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras, em Brasília, por 12 anos. Casado com Flávia Westin Bottrel, desde 1987, e pai de Melissa Westin Bottrel, de 1994.

Paulo Cappelletti é Casado com Silvia há 26 anos tem dois filhos Giovani e Maressa, Desenvolve o Ministério com Marginais Há 23 anos foi Presidente da Missão CENA por 14 anos e agora é Secretário Executivo da Missão SAL – Salvação Amor e Libertação e IBTE – Instituto Brasileiro Transformando pela Educação, membro da associação internacional de trabalho de reabilitação da Alemanha. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, graduado pelo Haggai Internacional em Maui 2003, Mestrando em Ciência da Religião na Metodista de São Paulo. Formado em Engenharia Comunitária pela USP.

Philip Greenwood reside no interior de Minas Gerais com sua esposa Jan, são britânicos e têm três filhos: Luke, Rebecca e Kathryn. Ambos são missionários da Latin Link no Brasil desde 1992, e Philip foi o líder da equipe no Brasil, de 2002 até 2007. Atuou como obreiro da Aliança Bíblica Universitária no interior de São Paulo por cinco anos, mas recentemente o casal está dedicando cada vez mais do seu tempo no apoio à obra missionária transcultural brasileira, com interesse especial para profissionais em missões. Em 2006 o casal mudou-se para Viçosa - MG, onde Philip assumiu a coordenação do programa de fazedores de tendas do Centro Evangélico de Missões(CEM). Hoje ele é o diretor da Escola de Missões do CEM. O casal atua como professores residenciais do CEM e Philip faz parte da diretoria da Associação de Fazedores de Tendas (www.aftb.org.br). Philip tem mestrado em Teologia Prática pela Faculdade Teológica Sul Americana em Londrina – PR e é autor do livro ‘Fazedores de Tendas, Fazedores de Discípulos’ (Ed. Descoberta), que é baseado na sua dissertação de mestrado.
 
Ricardo Ximenes - Diretor Executivo de Atletas de Cristo, 30 anos, Casado com Patricia e pai de Liz. Formado em Comunicação Social – especialização em Propaganda e Marketing (Publicitário). Foi empresário por 4 anos na sua própria agência de publicidade. Hoje é missionário em tempo integral por Atletas de Cristo. Já esteve envolvido em ações esportivas para14 países. É coordenador do time missionário Joga Limpo Brasil Time; coordenador do programa Igreja Esporte no Brasil pela CBE (Coalizão Brasileira de Esportes); professor do CEFLAL (centro de formação de líderes para América Latina em ministérios esportivos); e, professor do mesmo curso na FABTEO (faculdade teológica batista).

Rocindes José Corrêa – Casado com Edna. Juntos iniciaram o envolvimento com missões, há mais de vinte anos,com ministério de Evangelização e reintegração social de crianças de rua no Rio de Janeiro.É pastor da Assembleia de Deus e  oficial de reserva da Força Aérea Brasileira .Em 1994 foi convidado para assumir a Direção Nacional da missão Asas de Socorro , quando renunciou sua carreira,passando ao ministério em tempo integral.Foi  executivo em ASAS por mais de 15 anos , é hoje membro do seu Conselho de Administração. É o segundo Vice-Presidente da AMTB , onde coordena o Departamento de Assuntos Indígenas, responsável pelas relações com o Governo e  mobilização nacional para a causa indígena.No movimento missionário é envolvido com a visão do Evangelho Integral  e com as articulações em rede. Atualmente trabalha com a Universidade Evangélica de Anápolis , desenvolvendo um projeto de integração Universidade/Missões, nas áreas de pesquisa, capacitação continuada e profissionais em ministério.

Sergio Danon é Diretor Executivo da Judeus por Jesus no Brasil, maior organização missionária junto ao povo judeu no mundo.  Criado em um tradicional lar judeu, veio a crer em Jesus como seu Messias aos 20 anos de idade, após passar pelo estágio de instrução no exército brasileiro, e ser promovido a segundo-tenente.  Pastoreou a Igreja Evangélica Beit Lehem, no Rio de Janeiro, por 5 anos, quando também apresentou o programa de rádio “O Poço de Jacó”, antes de se unir aos Judeus por Jesus em maio de 2000.  Desde então liderou e participou de diversas campanhas evangelísticas no Brasil e no mundo (EUA, México, Argentina e Israel).  É Bacharel em Ciências Sociais (Sociologia) pela UFF e em Teologia pelo Seminário Teológico Betel.  Atualmente está fazendo Mestrado em Teologia com Especialização em Ministério Judaico com o Western Seminary (Portland, Oregon).  Casado com Aléxia desde 1991, eles são pais de Israel e Gabriel.


Sergio Nascimento é o Primeiro Vice-Presidente da AMTB, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil desde 1983, atualmente pastoreando em Piracicaba. Foi secretário executivo da Junta Missões Estrangeiras,  é Presidente por 10 anos da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, atualmente vice-presidente, atualmente desenvolve projetos em 28 países e em 15 tribos indígenas no Brasil. É o atual secretario do Comitê Gestor do Fundo Missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil. Fundador  e Presidente da AEXA - Associação de Ex-alunos dos Institutos da Missão Novas Tribos do Brasil. Em 1983 participou da equipe de sondagem da MNTB na Amazonia Legal, que fez contato com a etnia Zoé, grupo totalmente isolado, trabalhando alguns anos com  eles, trabalhou com os índios Palikur no Amapá, é membro ativo desde o início do departamento indígena da AMTB, grande incentivador da criação do CONPLEI, Coordenador  e Professor do CFM - Centro de Formação Missiológica da APMT, missiólogo, preletor, conferencista e mobilizador de missões transculturais. Casado com Marlene, têm dois filhos, Filipe casado com Paula e Guilherme.

Ted Limpic, casado com Cláudia, têm dois filhos adultos. Bacharel em Filosofia e Mestre em Divindade. Foi Diretor de Pesquisas do Movimento AD2000 e do COMIBAM.  Chegou ao Brasil em 1985 e serviu 22 anos como missionário da Sepal usando pesquisas e informações estratégicas para despertar a visão e conscientizar a igreja brasileira sobre as necessidades dos povos não alcançados.  Em 2006 mudou-se para o Sul da Espanha para servir aos missionários brasileiros de todas as missões, juntas e agências que atualmente ministram no Norte da África e Oriente Médio.  Através de visitas pessoais e projetos práticos, Ted e Cláudia visam encorajar e ajudar os obreiros a ter vidas, famílias e ministérios saudáveis em meio aos grandes desafios existentes na mundo muçulmano.

Vittoria Andreas, solteira,  atuando a quinze anos como missionária transcultural em Bolivia, Portugal e Norte da Africa,dos quais, os ultimos oito anos e meio em um pais muçulmano. Desenvolveu diferentes areas ministerias e ensino missiologico e teológico, pregaçoes em conferencias internacionais. No mundo islamico atuou como lider de equipe internacional, diretora de projeto,´treinamento de novos obreiros no pais onde serve atualemente, professora no centro de capacitaçao de mulheres.
Waldemar Carvalho trabalhou de 1983 a 1987 como executivo do Projeto PAS ( Projeto América do Sul), plantando igrejas no Uruguai, Paraguai, Peru e Colômbia. Em 1986 participou das consultas para formação do COMIBAM . Em 1987 deu seminários no COMIBAM realizado no Brasil sobre plantar igrejas entre os pobres. Em 1988 fundou a Kairós Associação para Treinamento Transcultural, agência interdenominacional que trabalha como um departamento da igreja, despertando, recrutando, treinando, enviando, assessorando e supervisionando missionários no campo. Ministrou seminários no Congresso Lausane II realizado em Manila-Filipinas em 1989, de como plantar igrejas em favelas. Foi preletor na abertura da consulta “CLAME 90” realizado em Miami USA, no ano de 1990. De 1990 a 1993 ajudou a estabelecer o COMIBAM na Colômbia, Venezuela e Equador, sendo preletor em vários congressos. Foi membro atuante no COMIBAM em 1997 no congresso de Acapulco no México. No decorrer desse tempo foi preletor dando seminários em congressos no Panamá, El Salvador e Guatemala. Como presidente da Missão Kairós há 19 anos, já colocou mais de 380 missionários em 4 continentes, tendo como filosofia a plantação de igrejas. É casado com Maria Helena, têm um casal de filhos: Rosângela e Rogério.

William John Bacheller Júnior. Mora no seminário SETECEB ( da Igreja Cristã Evangélica do Brasil) em Anápolis,GO. Tem Ph.d em Estudos Interculturais (Seminário de Trinity, Deerfield, Il); Th.M em Estudos de Antigo Testamento (Seminário de Dallas, Texas); Bacharel em Psicologia (Univerdidade de Cedarville,Ohio); 36 anos casado com Karina, 6 filhos, cinco noras (quatro brasileiras), seis netos; pastoreou nos EUA, missionário em Trinidad e Tobago 3 anos e meio,  professor residente de Exegese e Missões desde 1989 no Brasil, co-fundador e diretor atual de Ministério Oásis (Centro de Aconselhamento Cristão para pastores e missionários); co-fundador da MAEB (uma agência missionária) e atualmente é membro da diretoria.

PRELETORES DO 6CBM - 2011


PRELETORES











André Aureliano –carioca, Médico, formado no curso de Missão Integral no Centro Evangélico de Missões em Viçosa e no Curso de Linguística e Missiologia na Associação Linguistica Evangélica Missionária, Tem experiência em Atendimento médico em Catástrofes. (Refugiados da Guerra Civil do Timor Leste, Ciclone em Mianmar e Terremotos na Indonésia e Chile). É missionário da APMT, atualmente trabalhando na Amazônia em projeto de saúde com povos indígenas. Casado com Marcelle e pai do Samuel.
Ariovaldo Ramos foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira), Missionário da SEPAL, e presidente da Visão Mundial no Brasil. Atualmente ministra na Comunidade Cristã Reformada. Ariovaldo Ramos, ou simplesmente Ari, como muitos o chamam é escritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja.

Augustus Nicodemus Lopes fez seu curso de bacharel em teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife. Obteve o mestrado em Novo Testamento na Universidade Cristã de Potchefstroom, África do Sul. Foi professor deão e diretor do Seminário Presbiteriano do Norte, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e tornou-se doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos adicionais na Universidade Reformada de Kampen, na Holanda. Foi pastor da Igreja Evangélica Suíça de São Paulo, professor e diretor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, da Igreja Presbiteriana do Brasil. É autor de diversos livros e comentários ao Novo Testamento. Atualmente é pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, professor de Hermenêutica e Novo Testamento do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É casado com Minka Lopes e têm quatro filhos, Hendrika, Samuel, David e Anna.


Aurivan Marinho Casado com Aparecida Freire e pai de Cássio. Natural de Apodi/RN. Cursou Teologia no Betel Brasileiro/PB e SETEBAN/PE. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pastor da Igreja Evangélica Congregacional da Estância em Recife/PE. Conferencista, Professor de Teologia e Filosofia no SETEBAN/PE e STEC/PB. Há cinco anos exerce a função de presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Bebeto Araújo - pastor da Igreja Vinha Monte Horebe em Itaperuçu (região metropolitana de Curitiba), atua na área de desenvolvimento comunitário transformacional através da ONG Centro de Treinamento Monte Horebe. É engenheiro florestal com pós graduação em gestão ambiental e conservação de solos. Fez missiologia e ministério transcultural no CEM (Viçosa). É casado com  a Suely e tem três filhos (Timóteo, Rebeka e Júlia).
Carlos Queiróz - Diretor Executivo da DIACONIA. Presidente do II Congresso Brasileiro de Evangelização – 2003. Foi Diretor da World Vision International, em Angola (1991-1993). Escreveu os livros: Eles Herdarão a Terra / As Faces de Um Mito – A fascinante História de um Cabra de Deus na Terra do Sol; / Ser é o Bastante – Felicidade à Luz do Sermão do Monte/  Vozes do Coração - Um Roteiro de leitura Contemplativa das Escrituras. É professor de Realidade Brasileira no Seminário Teológico de Fortaleza, da Igreja Presbiteriana Independente. Casado com Neildes Guimarães Queiróz e pai de dois filhos: Carlos P. Queiroz Filho e Kélvia G. Queiróz.

Décio Carvalho - Nascido no Brasil, filho de pastor, Décio se uniu a tarefa de evangelização mundial em 1979. Serviu no navio Doulos por 4 anos. Depois trabalhou no Brasil por 10 anos, ocupando a direção da missão Operação Mobilização. O ministerio se dedicou a desafiar a igreja e os crentes brasileiros a participar ativamente na obra missionária, ao treinamento a ao envio de obreiros latinos às regiões menos alcançadas do mundo. A etapa seguinte foi um período de serviço em um campo missionário. Junto a sua espôsa, dois filhos e uma filha trabalhou em um pais da Ásia Central por 7 anos, cooperando com outros obreiros no estabelecimento de uma igreja. Em 2001 se mudou a Porto Rico, terra natal de sua espôsa, Elba, para um sabático prolongado e uma nova etapa de ministerio. Foi diretor da RECOMI, a organização que reúne as agencias missionárias em Porto Rico, durante 5 anos. Em novembro de 2009 assumiu o desafío de do cargo de Diretor Executivo do COMIBAM Internacional. É membro da igreja Aliança Cristã e Missionária La Cumbre, em San Juan, Puerto Rico..

Débora Lília dos Santos Fahur, casada com Elias Fahur. Têm duas filhas, Bárbara e Rebecca. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Metodista e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo - USP. Diretora de programas sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção. Coordenadora do grupo gestor da RENAS – Rede Evangélica Nacional de Ação Social. Atualmente atua na implantação da Fundação Cuore em São Paulo – SP. Membro da Igreja Batista de Água Branca. Vice- Presidente da Visão Mundial do Brasil.
Ednaldo Michellon é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pós-graduado em desenvolvimento e planejamento agrícola e mestre em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) e doutor em ciências econômicas pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade da Califórnia (EUA). É professor, pesquisador e extensionista da UEM nas áreas de extensão rural, desenvolvimento, cooperativismo e ética. Entre outros projetos, é coordenador do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Maringá. É presbítero, líder de igreja em células e membro fundador e presidente do conselho missionário da 1ª Igreja Presbiteriana Independente em Maringá. Foi um dos fundadores da ABU e também presidente do DCE/UFMT. Entre outros textos, é autor do livro: “O dinheiro e a natureza humana: como chegamos ao moneycentrismo?” É casado com Rosilene e tem três filhos: Thalita, Thiago e Felipe.
Eli Leão Catachunga, casado com Anita Fermin Vasques e tenho 04 filhos Caleb, Josue, Fred e Ely Willian. Estudei medio em teologia pelo seminario teologico Peniel de Rio de Janeiro. Vice-presidente do CONPLEI, Diretor adjunto da ONG ATINI Voz pela Vida, membro da missão evangelica indigena Ticuna- OMITTAS, membro da Federação das Organizações, Caciques e Comunidades Indígenas da Tribo Ticuna- FOCCITT, fundador do Seminario Teologico Evangelico da Tribo Ticuna- STETT, vice-presidente da Federação Indígena Brasileira-FIB, organização com foco na economia e empreendedorismo indígena, presidente do comite de lideres evangelicos indigenas para a rede transamazonica na america latina. Rede que busca o fortalecimento relacional, espiritual e social das igrejas indigenas dos países latinos, incentivo das igrejas indígenas à evangelização dos povos indigenas que ainda permanecem sem a presença do Evangelho, busca de formas para capacitação dos lideres indigenas. 

Ester Lucena (Zazá). Baiana, solteira. Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista Independente de Campinas. É psicóloga formada pela (PUC) Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez Missiologia no CCMT em Córdoba, Argentina e pós-gradução em Desenvolvimento como Transformação no Oxford Centre for Mission Studies, na Inglaterra. Trabalha no Norte da África desde 1996 numa cooperação da CIBI junto ao PMI e é atualmente diretora de Desenvolvimento e coordenadora da Área de Educação Especial de ACT.
Henrique Terena é casado com Corina B. Dias Terena e têm dois filhos Elianai Terena e Eliel Terena. Missiológo e Professor no Centro de Treinamento Ami, escola direcionada para a preparação de Indígenas vocacionados. Presidente do CONPLEI ( Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas) que conta atualmente com 1200 Pastores e Líderes indígenas associados.
Jairo de Oliveira é pastor da Convenção Batista Brasileira, membro da 2a Igreja Batista da Taquara (RJ) e missionário servindo com a Missão para o Interior da África (MIAF). Iniciou o seu ministério no continente africano aos 17 anos e desde então tem servido em vários países do continente. Atualmente trabalha entre um povo ainda não-alcançado na região da Janela 10/40 e paralelamente se dedica a produção de literatura missionária. É autor de quatro livros sobre missões publicados pela Editora Abba Press e Editora Descoberta, dentre eles: “Vida, Ministério e Desafios no Campo Missionário” e “De Todos os Povos”.

Jeannette Lukasse é missionária da JOCUM (Jovens com uma Missão) há 30 anos. Ela e o seu marido, Johannes Lukasse, ambos Holandeses, fundaram e lideram a base da JOCUM em Belo Horizonte que consiste hoje em 6 abrigos e Casas de Apoio, 2 Centros Comunitários em comunidades carentes, e vários cursos modulares bilíngües na área de Crianças em Risco, Desenvolvimento Comunitário, HIV/AIDS, e Discipulado. Na JOCUM-BH há aproximadamente 100 missionários de tempo integral e 250 voluntários de tempo parcial trabalhando com crianças de rua, (meninos, meninas e meninas grávidas), crianças com HIV/AIDS, crianças de comunidades carentes e crianças surdas. www.bhcentro.jocum.org.br
Junto com o seu marido Johan, oferecem freqüentemente cursos e seminários no Brasil e em vários países no exterior, dentre os quais: Índia, Angola, Togo, Austrália, Holanda, Ucrânia, Hong Kong e ultimamente no Haiti. Fazem parte da diretoria do Global Compassion Network, rede internacional de organizações e igrejas para mobilizar e treinar na área de misericórdia, transformação e justiça.
Johan e Jeannette estão casados há 32 anos, têm 5 filhos (2 adotados), 1 nora, 2 genros e 6 netos. Jeannette é autora do livro “Um grito das ruas”, da editora JOCUM Brasil.

João Tinôco Pereira Neto é pastor auxiliar da Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e missionário transcultural pelo Centro Evangélico de Missões. Casado com Elibia (missionária), com quem coordena há 5 anos o Projeto Água Viva – PROAV – Ações de Missão Integral no Nordeste do país (www.projetoaguaviva.com.br). É coordenador da Unidade de Acolhimento Universitário - UAU, de assistência psicossocial da Universidade de Viçosa. Preletor nas áreas de Eng. Ambiental, Teologia Bíblica (visão ecológica e ambiental) e Missão Integral em comunidades carentes. Professor titular da Universidade Federal de Viçosa-UFV-MG; engenheiro civil, sanitarista e ambiental (MsC e PhD - UK).
Hernandes Dias Lopes,casado com Udelmita Pimentel Lopes, pai de Thiago e Mariana. Bacharel em teologia pelo seminário Presbiteriano do Sul, Campinas, SP e doutor em ministério pelo Reformed Theological Seminary de Jackson, Mississippi, Estados Unidos. Pastor da primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, Espírito Santo, desde 1985. Conferencista e escritor, com mais de 40 livros publicados.

Marcos AmadoPor mais de 20 anos o Pr. Marcos Amado, juntamente com sua esposa Rosângela e filhos (Filipe e Priscila), esteve envolvido com um ministério aos muçulmanos. Viveram primeiramente na África do Norte e, posteriormente, no sul da Espanha, onde o Marcos atuou como presidente da missão PMI (Povos Muçulmanos Internacional). Mestre em missiologia pelo All Nations Christian College, Inglaterra. Atualmente é pastor de missões da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo.

Márcio Garcia trocou o curso de Engenharia Industrial por Missões, formando-se no Instituto Palavra da Vida em 83. Mais tarde bacharelou em Teologia. Foi o idealizador e um dos fundadores da MEAP, sendo seu atual Diretor Executivo. Coordenou a pesquisa de toda costa brasileira, localizando mais de 2.000 comunidades de pescadores sem o Evangelho. Ajudou na implantação de sete bases ministeriais em lugares estratégicos. É o Diretor de Mobilização para América Latina de PIONEERS, organização missionária atuando em 72 países do mundo. Foi o idealizador e um dos fundadores de PIONEIROS, o “braço brasileiro” de PIONEERS. Tem ministrado sobre missões em várias regiões do Brasil e em outros dez países. Márcio é casado com Damaris há 24 anos e eles têm 3 filhas.
Norval Oliveira da Silva é missionário da Agência Presbiteriana de Missôes Transculturais-APMT e da Associação Linguística Evangélica Missionária- ALEM. Tem atuado entre povos indígenas do Brasil desde 1989. Consultor de tradução bíblica, é mestre em exegese bíblica e linguística pelo Dallas Theological Seminary, nos Estados Unidos.  Participou da equipe de tradução para as línguas Guajajara e Tembé. Atualmente atua em tradução da Bíblia para a língua Awa, no estado do Maranhão. É um dos autores de Indígenas do Brasil e A Questão Indígena, ambos publicados pela editora Ultimato.

Paulo Moreira Filho é Mestre em Teologia com especializações em ministério pastoral e formação ministerial. Viveu na Holanda, Estados Unidos e durante 10 anos na Áustria, onde exerceu um ministério de treinamento de pastores, líderes e missionários no Leste Europeu. Coopera com diversas missões e organizações teológicas na área de treinamento pastoral e missionário. É o pastor responsável pela Comunidade Batista em Moema, projeto missionário urbano da IBMorumbi.  Paulo é casado com Claudia e pai de Thiago, André e Shaila.

Robinson Cavalcanti - Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco e escreveu dez obras sobre religião. Em 1997 foi eleito bispo da diocese de Recife. Como bispo diocesano, ordenou 57 diáconos e 49 presbíteros. Nesses sete anos foram abertas 34 das presentes 44 comunidades da Diocese Anglicana do Recife. É autor de vários livros: Cristo na Universidade Brasileira; O Cristão, Esse Chato; As Origens do Coronelismo; Igreja – Agência de Transformação Histórica; Igreja – Comunidade da Liberdade; Libertação e Sexualidade; Cristianismo e Política; A Utopia Possível; A Igreja, o País e o Mundo; Igreja – Multidão Madura e outros.

Ronaldo Lidório é pastor presbiteriano e membro da Missão AMEM e APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Atuou como plantador de igrejas e tradutor do Novo Testamento Limonkpeln junto ao povo Konkomba-Bimonkpeln de Gana, África, durante 9 anos. Atualmente lidera uma equipe - Projeto Amanajé - na Amazônia brasileira junto a populações indígenas na evangelização de grupos não alcançados e desenvolvimento de projetos sociais. É consultor de diversos campos e agências missionárias na área de antropologia e culturalidade. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, e Ph.D. em Antropologia Cultural pela RLU, Londres. Autor de 10 livros, dentre eles "Missões, o desafio continua", "Com a mão no arado", "Unafraid of the sacred forest" e outros. Casado com Rossana e pai de dois filhos: Vivianne e Ronaldo Jr.
Timóteo Carriker. De origem estadunidense naturalizado brasileiro, é pastor presbiteriano independente e professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação de formação teológica e missionária. Formado em Ciências da Religião, possue mestrados em teologia e missiologia e Ph.D. em Estudos Inter-culturais. É autor de 8 livros e mais que 100 artigos e estudos publicados, e editor de mais 8 volumes. Atualmente trabalha como consultor missiológico e Coordenador de Educação Continuada para os pastores da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Valdir Steuernagel - Teólogo Sênior da World Vision International - organização na qual está junto há mais de 20 anos. É pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e exerceu o ministério como pastor e também como diretor executivo do Movimento Encontrão e do Centro de Pastoral e Missão, sediados na cidade de Curitiba, PR. É doutor em Missiologia pela Escola Luterana de Teologia de Chicago, autor de livros e artigos na área da missão da igreja, conferencista em âmbito internacional, colunista da revista Ultimato e membro das diretorias do Movimento de Lausanne para a Evangelização Mundial e da Aliança Evangélica Mundial. Valdir reside em Curitiba, é casado com Silêda há 33 anos. Valdir e Sileda têm quatro filhos e dois netos.
Vittoria Andreas, solteira,  atuando a quinze anos como missionária transcultural em Bolivia, Portugal e Norte da África, dos quais, os ultimos oito anos e meio em um pais muçulmano. Desenvolveu diferentes areas ministerias e ensino missiologico e teológico, pregaçoes em conferencias internacionais. No mundo islamico atuou como lider de equipe internacional, diretora de projeto,´treinamento de novos obreiros no pais onde serve atualemente, professora no centro de capacitaçao de mulheres.

POSTAGENS

2leep.com