PRELETORES DO 6CBM - 2011


PRELETORES











André Aureliano –carioca, Médico, formado no curso de Missão Integral no Centro Evangélico de Missões em Viçosa e no Curso de Linguística e Missiologia na Associação Linguistica Evangélica Missionária, Tem experiência em Atendimento médico em Catástrofes. (Refugiados da Guerra Civil do Timor Leste, Ciclone em Mianmar e Terremotos na Indonésia e Chile). É missionário da APMT, atualmente trabalhando na Amazônia em projeto de saúde com povos indígenas. Casado com Marcelle e pai do Samuel.
Ariovaldo Ramos foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira), Missionário da SEPAL, e presidente da Visão Mundial no Brasil. Atualmente ministra na Comunidade Cristã Reformada. Ariovaldo Ramos, ou simplesmente Ari, como muitos o chamam é escritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja.

Augustus Nicodemus Lopes fez seu curso de bacharel em teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife. Obteve o mestrado em Novo Testamento na Universidade Cristã de Potchefstroom, África do Sul. Foi professor deão e diretor do Seminário Presbiteriano do Norte, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e tornou-se doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos pelo Seminário Teológico de Westminster, na Filadélfia (EUA), com estudos adicionais na Universidade Reformada de Kampen, na Holanda. Foi pastor da Igreja Evangélica Suíça de São Paulo, professor e diretor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, da Igreja Presbiteriana do Brasil. É autor de diversos livros e comentários ao Novo Testamento. Atualmente é pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, professor de Hermenêutica e Novo Testamento do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É casado com Minka Lopes e têm quatro filhos, Hendrika, Samuel, David e Anna.


Aurivan Marinho Casado com Aparecida Freire e pai de Cássio. Natural de Apodi/RN. Cursou Teologia no Betel Brasileiro/PB e SETEBAN/PE. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pastor da Igreja Evangélica Congregacional da Estância em Recife/PE. Conferencista, Professor de Teologia e Filosofia no SETEBAN/PE e STEC/PB. Há cinco anos exerce a função de presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Bebeto Araújo - pastor da Igreja Vinha Monte Horebe em Itaperuçu (região metropolitana de Curitiba), atua na área de desenvolvimento comunitário transformacional através da ONG Centro de Treinamento Monte Horebe. É engenheiro florestal com pós graduação em gestão ambiental e conservação de solos. Fez missiologia e ministério transcultural no CEM (Viçosa). É casado com  a Suely e tem três filhos (Timóteo, Rebeka e Júlia).
Carlos Queiróz - Diretor Executivo da DIACONIA. Presidente do II Congresso Brasileiro de Evangelização – 2003. Foi Diretor da World Vision International, em Angola (1991-1993). Escreveu os livros: Eles Herdarão a Terra / As Faces de Um Mito – A fascinante História de um Cabra de Deus na Terra do Sol; / Ser é o Bastante – Felicidade à Luz do Sermão do Monte/  Vozes do Coração - Um Roteiro de leitura Contemplativa das Escrituras. É professor de Realidade Brasileira no Seminário Teológico de Fortaleza, da Igreja Presbiteriana Independente. Casado com Neildes Guimarães Queiróz e pai de dois filhos: Carlos P. Queiroz Filho e Kélvia G. Queiróz.

Décio Carvalho - Nascido no Brasil, filho de pastor, Décio se uniu a tarefa de evangelização mundial em 1979. Serviu no navio Doulos por 4 anos. Depois trabalhou no Brasil por 10 anos, ocupando a direção da missão Operação Mobilização. O ministerio se dedicou a desafiar a igreja e os crentes brasileiros a participar ativamente na obra missionária, ao treinamento a ao envio de obreiros latinos às regiões menos alcançadas do mundo. A etapa seguinte foi um período de serviço em um campo missionário. Junto a sua espôsa, dois filhos e uma filha trabalhou em um pais da Ásia Central por 7 anos, cooperando com outros obreiros no estabelecimento de uma igreja. Em 2001 se mudou a Porto Rico, terra natal de sua espôsa, Elba, para um sabático prolongado e uma nova etapa de ministerio. Foi diretor da RECOMI, a organização que reúne as agencias missionárias em Porto Rico, durante 5 anos. Em novembro de 2009 assumiu o desafío de do cargo de Diretor Executivo do COMIBAM Internacional. É membro da igreja Aliança Cristã e Missionária La Cumbre, em San Juan, Puerto Rico..

Débora Lília dos Santos Fahur, casada com Elias Fahur. Têm duas filhas, Bárbara e Rebecca. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Metodista e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo - USP. Diretora de programas sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção. Coordenadora do grupo gestor da RENAS – Rede Evangélica Nacional de Ação Social. Atualmente atua na implantação da Fundação Cuore em São Paulo – SP. Membro da Igreja Batista de Água Branca. Vice- Presidente da Visão Mundial do Brasil.
Ednaldo Michellon é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pós-graduado em desenvolvimento e planejamento agrícola e mestre em economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) e doutor em ciências econômicas pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade da Califórnia (EUA). É professor, pesquisador e extensionista da UEM nas áreas de extensão rural, desenvolvimento, cooperativismo e ética. Entre outros projetos, é coordenador do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Maringá. É presbítero, líder de igreja em células e membro fundador e presidente do conselho missionário da 1ª Igreja Presbiteriana Independente em Maringá. Foi um dos fundadores da ABU e também presidente do DCE/UFMT. Entre outros textos, é autor do livro: “O dinheiro e a natureza humana: como chegamos ao moneycentrismo?” É casado com Rosilene e tem três filhos: Thalita, Thiago e Felipe.
Eli Leão Catachunga, casado com Anita Fermin Vasques e tenho 04 filhos Caleb, Josue, Fred e Ely Willian. Estudei medio em teologia pelo seminario teologico Peniel de Rio de Janeiro. Vice-presidente do CONPLEI, Diretor adjunto da ONG ATINI Voz pela Vida, membro da missão evangelica indigena Ticuna- OMITTAS, membro da Federação das Organizações, Caciques e Comunidades Indígenas da Tribo Ticuna- FOCCITT, fundador do Seminario Teologico Evangelico da Tribo Ticuna- STETT, vice-presidente da Federação Indígena Brasileira-FIB, organização com foco na economia e empreendedorismo indígena, presidente do comite de lideres evangelicos indigenas para a rede transamazonica na america latina. Rede que busca o fortalecimento relacional, espiritual e social das igrejas indigenas dos países latinos, incentivo das igrejas indígenas à evangelização dos povos indigenas que ainda permanecem sem a presença do Evangelho, busca de formas para capacitação dos lideres indigenas. 

Ester Lucena (Zazá). Baiana, solteira. Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista Independente de Campinas. É psicóloga formada pela (PUC) Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez Missiologia no CCMT em Córdoba, Argentina e pós-gradução em Desenvolvimento como Transformação no Oxford Centre for Mission Studies, na Inglaterra. Trabalha no Norte da África desde 1996 numa cooperação da CIBI junto ao PMI e é atualmente diretora de Desenvolvimento e coordenadora da Área de Educação Especial de ACT.
Henrique Terena é casado com Corina B. Dias Terena e têm dois filhos Elianai Terena e Eliel Terena. Missiológo e Professor no Centro de Treinamento Ami, escola direcionada para a preparação de Indígenas vocacionados. Presidente do CONPLEI ( Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas) que conta atualmente com 1200 Pastores e Líderes indígenas associados.
Jairo de Oliveira é pastor da Convenção Batista Brasileira, membro da 2a Igreja Batista da Taquara (RJ) e missionário servindo com a Missão para o Interior da África (MIAF). Iniciou o seu ministério no continente africano aos 17 anos e desde então tem servido em vários países do continente. Atualmente trabalha entre um povo ainda não-alcançado na região da Janela 10/40 e paralelamente se dedica a produção de literatura missionária. É autor de quatro livros sobre missões publicados pela Editora Abba Press e Editora Descoberta, dentre eles: “Vida, Ministério e Desafios no Campo Missionário” e “De Todos os Povos”.

Jeannette Lukasse é missionária da JOCUM (Jovens com uma Missão) há 30 anos. Ela e o seu marido, Johannes Lukasse, ambos Holandeses, fundaram e lideram a base da JOCUM em Belo Horizonte que consiste hoje em 6 abrigos e Casas de Apoio, 2 Centros Comunitários em comunidades carentes, e vários cursos modulares bilíngües na área de Crianças em Risco, Desenvolvimento Comunitário, HIV/AIDS, e Discipulado. Na JOCUM-BH há aproximadamente 100 missionários de tempo integral e 250 voluntários de tempo parcial trabalhando com crianças de rua, (meninos, meninas e meninas grávidas), crianças com HIV/AIDS, crianças de comunidades carentes e crianças surdas. www.bhcentro.jocum.org.br
Junto com o seu marido Johan, oferecem freqüentemente cursos e seminários no Brasil e em vários países no exterior, dentre os quais: Índia, Angola, Togo, Austrália, Holanda, Ucrânia, Hong Kong e ultimamente no Haiti. Fazem parte da diretoria do Global Compassion Network, rede internacional de organizações e igrejas para mobilizar e treinar na área de misericórdia, transformação e justiça.
Johan e Jeannette estão casados há 32 anos, têm 5 filhos (2 adotados), 1 nora, 2 genros e 6 netos. Jeannette é autora do livro “Um grito das ruas”, da editora JOCUM Brasil.

João Tinôco Pereira Neto é pastor auxiliar da Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e missionário transcultural pelo Centro Evangélico de Missões. Casado com Elibia (missionária), com quem coordena há 5 anos o Projeto Água Viva – PROAV – Ações de Missão Integral no Nordeste do país (www.projetoaguaviva.com.br). É coordenador da Unidade de Acolhimento Universitário - UAU, de assistência psicossocial da Universidade de Viçosa. Preletor nas áreas de Eng. Ambiental, Teologia Bíblica (visão ecológica e ambiental) e Missão Integral em comunidades carentes. Professor titular da Universidade Federal de Viçosa-UFV-MG; engenheiro civil, sanitarista e ambiental (MsC e PhD - UK).
Hernandes Dias Lopes,casado com Udelmita Pimentel Lopes, pai de Thiago e Mariana. Bacharel em teologia pelo seminário Presbiteriano do Sul, Campinas, SP e doutor em ministério pelo Reformed Theological Seminary de Jackson, Mississippi, Estados Unidos. Pastor da primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, Espírito Santo, desde 1985. Conferencista e escritor, com mais de 40 livros publicados.

Marcos AmadoPor mais de 20 anos o Pr. Marcos Amado, juntamente com sua esposa Rosângela e filhos (Filipe e Priscila), esteve envolvido com um ministério aos muçulmanos. Viveram primeiramente na África do Norte e, posteriormente, no sul da Espanha, onde o Marcos atuou como presidente da missão PMI (Povos Muçulmanos Internacional). Mestre em missiologia pelo All Nations Christian College, Inglaterra. Atualmente é pastor de missões da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo.

Márcio Garcia trocou o curso de Engenharia Industrial por Missões, formando-se no Instituto Palavra da Vida em 83. Mais tarde bacharelou em Teologia. Foi o idealizador e um dos fundadores da MEAP, sendo seu atual Diretor Executivo. Coordenou a pesquisa de toda costa brasileira, localizando mais de 2.000 comunidades de pescadores sem o Evangelho. Ajudou na implantação de sete bases ministeriais em lugares estratégicos. É o Diretor de Mobilização para América Latina de PIONEERS, organização missionária atuando em 72 países do mundo. Foi o idealizador e um dos fundadores de PIONEIROS, o “braço brasileiro” de PIONEERS. Tem ministrado sobre missões em várias regiões do Brasil e em outros dez países. Márcio é casado com Damaris há 24 anos e eles têm 3 filhas.
Norval Oliveira da Silva é missionário da Agência Presbiteriana de Missôes Transculturais-APMT e da Associação Linguística Evangélica Missionária- ALEM. Tem atuado entre povos indígenas do Brasil desde 1989. Consultor de tradução bíblica, é mestre em exegese bíblica e linguística pelo Dallas Theological Seminary, nos Estados Unidos.  Participou da equipe de tradução para as línguas Guajajara e Tembé. Atualmente atua em tradução da Bíblia para a língua Awa, no estado do Maranhão. É um dos autores de Indígenas do Brasil e A Questão Indígena, ambos publicados pela editora Ultimato.

Paulo Moreira Filho é Mestre em Teologia com especializações em ministério pastoral e formação ministerial. Viveu na Holanda, Estados Unidos e durante 10 anos na Áustria, onde exerceu um ministério de treinamento de pastores, líderes e missionários no Leste Europeu. Coopera com diversas missões e organizações teológicas na área de treinamento pastoral e missionário. É o pastor responsável pela Comunidade Batista em Moema, projeto missionário urbano da IBMorumbi.  Paulo é casado com Claudia e pai de Thiago, André e Shaila.

Robinson Cavalcanti - Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco e escreveu dez obras sobre religião. Em 1997 foi eleito bispo da diocese de Recife. Como bispo diocesano, ordenou 57 diáconos e 49 presbíteros. Nesses sete anos foram abertas 34 das presentes 44 comunidades da Diocese Anglicana do Recife. É autor de vários livros: Cristo na Universidade Brasileira; O Cristão, Esse Chato; As Origens do Coronelismo; Igreja – Agência de Transformação Histórica; Igreja – Comunidade da Liberdade; Libertação e Sexualidade; Cristianismo e Política; A Utopia Possível; A Igreja, o País e o Mundo; Igreja – Multidão Madura e outros.

Ronaldo Lidório é pastor presbiteriano e membro da Missão AMEM e APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Atuou como plantador de igrejas e tradutor do Novo Testamento Limonkpeln junto ao povo Konkomba-Bimonkpeln de Gana, África, durante 9 anos. Atualmente lidera uma equipe - Projeto Amanajé - na Amazônia brasileira junto a populações indígenas na evangelização de grupos não alcançados e desenvolvimento de projetos sociais. É consultor de diversos campos e agências missionárias na área de antropologia e culturalidade. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, e Ph.D. em Antropologia Cultural pela RLU, Londres. Autor de 10 livros, dentre eles "Missões, o desafio continua", "Com a mão no arado", "Unafraid of the sacred forest" e outros. Casado com Rossana e pai de dois filhos: Vivianne e Ronaldo Jr.
Timóteo Carriker. De origem estadunidense naturalizado brasileiro, é pastor presbiteriano independente e professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação de formação teológica e missionária. Formado em Ciências da Religião, possue mestrados em teologia e missiologia e Ph.D. em Estudos Inter-culturais. É autor de 8 livros e mais que 100 artigos e estudos publicados, e editor de mais 8 volumes. Atualmente trabalha como consultor missiológico e Coordenador de Educação Continuada para os pastores da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Valdir Steuernagel - Teólogo Sênior da World Vision International - organização na qual está junto há mais de 20 anos. É pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e exerceu o ministério como pastor e também como diretor executivo do Movimento Encontrão e do Centro de Pastoral e Missão, sediados na cidade de Curitiba, PR. É doutor em Missiologia pela Escola Luterana de Teologia de Chicago, autor de livros e artigos na área da missão da igreja, conferencista em âmbito internacional, colunista da revista Ultimato e membro das diretorias do Movimento de Lausanne para a Evangelização Mundial e da Aliança Evangélica Mundial. Valdir reside em Curitiba, é casado com Silêda há 33 anos. Valdir e Sileda têm quatro filhos e dois netos.
Vittoria Andreas, solteira,  atuando a quinze anos como missionária transcultural em Bolivia, Portugal e Norte da África, dos quais, os ultimos oito anos e meio em um pais muçulmano. Desenvolveu diferentes areas ministerias e ensino missiologico e teológico, pregaçoes em conferencias internacionais. No mundo islamico atuou como lider de equipe internacional, diretora de projeto,´treinamento de novos obreiros no pais onde serve atualemente, professora no centro de capacitaçao de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS

2leep.com